As Áreas de Atuação do Psicólogo no Brasil

Por Danilo Moreira

O psicólogo possui diversos campos de atuação. No Brasil, as transformações sociais e econômicas nos últimos 50 anos trouxeram também mudanças na profissão, ampliando os setores que necessitam do apoio e conhecimentos deste profissional. A Psicologia também vive uma nova realidade no País com o crescimento acentuado do número de cursos de graduação nos últimos oito anos, a ampliação do sistema de pós-graduação e do avanço dos grupos de pesquisa com foco em questões nacionais, visando à elaboração de políticas de formação, capacitação científica e profissional.

Basicamente, os profissionais de Psicologia costumam atuar nas seguintes áreas:

É comum que o psicólogo concilie mais de uma atividade, por exemplo, atuando como docente, em consultórios particulares e serviços de consultoria para empresas. Isso é fruto de um processo de transformação que a Psicologia vem efetivando nas últimas décadas. Um exemplo disso é a maior presença nas políticas voltadas para a inclusão de populações que antes recebiam pouca ou nenhuma assistência, fator que transformou o papel social do psicólogo no Brasil. Novas necessidades na atualidade também ampliaram o campo de trabalho do psicólogo, como por exemplo, a preocupação de empresas com os impactos das atividades produtivas no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores, além da manutenção do clima organizacional favorável. Esses e outros fatores colaboram para a tendência cada vez mais determinante da atuação dos psicólogos em áreas multidisciplinares e embora realizem atividades tradicionais como a avaliação psicológica, os profissionais conquistaram maior potencial de intervenção na sociedade, utilizando seus conhecimentos para diagnosticar problemas e propor soluções nos segmentos que atuam.

Fonte: BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt; GONDIM, Sônia Maria Guedes (Org.). O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed,2010.