COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA ASPSP


A Associação de Psicologia de São Paulo – antiga Sociedade de Psicologia de São Paulo, comemorou no dia 9 de novembro de 2015 o aniversário de seus 70 anos de existência, sendo atualmente a mais antiga Associação de psicólogos do Brasil, fundada em 9 de novembro de 1945. Nos seus 70 anos de existência, levantou a bandeira pela luta da regulamentação da profissão de Psicólogo no país (1962), bem como pela criação do Conselho Federal de Psicologia (1973) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (1974).



Alguns de seus pioneiros estavam presentes na cerimônia de comemoração, entre eles o Professor Dr. Arrigo Leonardo Angelini que foi Presidente da Associação nos biênios de 1995/56 e 1963/64 e foi o primeiro Presidente do Conselho Federal de Psicologia. Além de outras funções, foi o 1º diretor do recém-criado Instituto de Psicologia da USP (1970-1974), tendo sido diretor novamente em 1976-1980 e 1984-1988.

Também estava presente à cerimônia a Profa. Dra. Mathilde Neder que foi Presidente da Associação de Psicologia de São Paulo no biênio de 1969/70 e Vice-Presidente no biênio de 1965/66. Foi membro da 1ª e 2ª Diretoria do Conselho Federal de Psicologia e implantou o Serviço de Psicologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, além de outras funções que desempenhou.

Outra importante personalidade a compor a mesa da cerimônia foi a Profa. Dra. Aidyl Macedo de Queiróz Pérez-Ramos. Na antiga Sociedade de Psicologia de São Paulo exerceu as funções de Chefe da I Divisão, Chefe da III Divisão e 2ª Suplente. Estas Divisões consistiam em grupos de trabalhos com diversos profissionais psicólogos, com o objetivo de realizar estudos sobre as diferentes áreas de atuação dos psicólogos, como a Psicologia do Trabalho, a Psicologia Clínica, a Psicologia do Desenvolvimento Humano, entre outras. Foi Perita das Nações Unidas na Espanha e África Ocidental e Professora Convidada na Universidade Central de Venezuela e na Universidad La Laguna, Espanha. Além do intenso intercâmbio internacional, a Dra. Aydil foi pioneira no trabalho interdisciplinar com a Medicina, que resultou no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.



O último pioneiro homenageado, porém não menos importante, foi o Professor José Glauco Bardella, fundador da Vetor Editora (1966), esta criada para a publicação de testes psicológicos, livros e materiais psicopedagógicos, e se tornou uma das editoras mais importantes no Brasil nas áreas da Psicologia e Pedagogia. A Vetor Editora tem desempenhado um papel muito importante na história da Associação de Psicologia de São Paulo, pois tem dado, desde 2005, apoio financeiro, realizando gratuitamente a impressão do Boletim de Psicologia, o qual somente sobreviveu graças a esse auxílio.

A entrega das homenagens e agradecimentos aos pioneiros foi realizada pela atual Presidente da ASPSP, Profa. Dra. Eda Marconi Custódio (2015-2017), que também foi homenageada juntamente com a Profa. Dra. Irai Cristina Boccato Alves por seus papéis fortemente atuantes na Associação de Psicologia de São Paulo nos últimos 20 anos. Ambas participaram da diretoria da ASPSP em várias gestões, cujas ações e dedicação foram tão importantes, que sem elas a Associação não teria chegado a seus 70 anos de existência!




A cerimônia recebeu ainda o apoio do atual diretor do Instituto de Psicologia da USP, Professor Dr. Gerson Yukio Tomanari (2012-2016), que cedeu gentilmente o espaço do auditório Carolina Bori para a realização da comemoração e também estava presente à mesa dos homenageados. A cerimônia também foi prestigiada pelo Conselho Federal de Psicologia, representado pelo seu Tesoureiro, o Professor Dr. Sérgio Luís Braghini.

Foram anunciadas ainda as ações futuras que estão sendo preparadas pela atual diretoria (2012-1016), como a organização de uma Jornada para 2016 e a elaboração de um novo Site, mais atualizado. Que a Associação de Psicologia de São Paulo continue sua trajetória marcante na representatividade do espírito científico nos seus próximos 70 anos de vida e mais, solidificando muitas outras conquistas!




Você pode ver todas as fotos da comemoração em nossa galeria